Resíduos perigosos

Características de resíduos perigosos: conheça os sinais de periculosidade

6 de setembro de 2023

O termo “resíduo perigoso” certamente já foi usado por você ou soa familiar, pois pode ter sido utilizado durante o seu dia a dia, ou por outra pessoa. 

A fim de regulamentar esses resíduos, existe uma classificação registrada pela NBR 10.004 da ABNT , principal órgão que realiza esse tipo de serviço no Brasil. Nesse documento estão descritas as categorias que dividem esses substratos considerando seus riscos potenciais para o meio ambiente e saúde pública. 

Conheça mais sobre o que é um resíduo perigoso e suas características, a fim de compreender quais são suas periculosidades.

O que são resíduos sólidos perigosos e suas características?

Segundo a definição da ABNT, os resíduos sólidos são aqueles nos estados sólidos e semi-sólidos que são resultados de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. 

Já a periculosidade de um resíduo é uma característica que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar algum risco à saúde pública, causando incidência de doenças, mortalidade ou riscos ao meio ambiente, quando gerenciado de maneira inadequada.

Por fim, a toxicidade de uma substância é definida como “propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo” (ABNT NBR 10004, 2004, p.2).

Quais os perigos desses resíduos?

Os resíduos considerados perigosos oferecem riscos, não só à saúde, mas como ao meio ambiente. Conheça os perigos dessas substâncias:

Toxicidade

Alguns resíduos possuem algumas estruturas químicas que são nocivas e podem causar alguns danos à saúde como: irritação da pele, problemas respiratórios, danos ao sistema nervoso, câncer e em alguns casos, a contaminação pode resultar em morte.

Poluição ambiental

O descarte inadequado de resíduos tóxicos pode acabar contaminando o solo, a água e o ar. Isso causa danos aos ecossistemas e à biodiversidade, pois a contaminação afeta a qualidade da água potável, fertilidade do solo e a saúde dos animais e plantas.

Acidentes e explosões

Alguns resíduos tóxicos são inflamáveis, corrosivos ou reativos. Quando manuseados de forma inadequada, o risco de acidentes, incêndios e explosões aumentam significativamente.

Contaminação de alimentos

Esse tipo de contaminação pode ocorrer no momento em que esses materiais entram em contato com a cadeia alimentar, tanto por meio da contaminação do solo ou da água utilizada na agricultura.

Essas são algumas consequências do descarte inadequado desses resíduos. Que tal ser consciente?

A Constroleo oferece serviços de coleta de óleo lubrificante usado contaminado (OLUC) em toda a região de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somos referência no mercado, e acreditamos que a logística reversa dos produtos é a chave para a conservação do meio ambiente.

Conheça um pouco do nosso serviço! Venda agora o seu óleo lubrificante queimado para a Constroleo, clique aqui.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Logo Mustache