Rerrefinar não é o mesmo que reciclar! Entenda as diferenças
Muitas pessoas têm a ideia de que o ato de rerrefinar o óleo lubrificante usado ou contaminado (‘OLUC’) é um processo de reciclagem do material, mas não é bem assim. Para que possamos entender melhor sobre o assunto, precisamos entender primeiro a definição de cada um desses conceitos.
O processo de rerrefino do OLUC consiste na purificação do óleo para remover impurezas, contaminantes e produtos de degradação, restaurando as características originais deste óleo, ou seja, tornando-o apto para reutilização. Deste modo, o rerrefino consiste basicamente em igualar um óleo já utilizado às características similares do óleo virgem, contribuindo para a conservação de recursos naturais e diminuindo a necessidade de produção de novos óleos.
Já a reciclagem, por sua vez, não recupera necessariamente as características originais de um produto. Quando pensamos em reciclar, pensamos em dar novo uso a um produto.
Você já deve ter ouvido falar em uma avó ou vizinha que utilizava óleo vegetal usado para fazer sabão. Isso é uma forma de reciclar, por exemplo. Mas essa não é uma alternativa possível para o OLUC, pois esse óleo, por vezes, está contaminado com insumos tóxicos para os seres humanos.
A gestão de resíduos sólidos no Brasil é regida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sob a Lei Federal nº 12.305/2010, que estabelece as diretrizes para gestão adequada dos resíduos, prevenção e redução na geração de resíduos, reciclagem e reutilização.
A legislação dispõe responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e consumidores, na gestão adequada dos resíduos de OLUC. Além de prever a logística reversa como parte importante no cuidado com o descarte do material, sanções e penalidades em caso de descumprimento das normativas e prevê também estímulo à reciclagem e reutilização.
E é com essa missão, de auxiliar empresas no processo de rerrefino de OLUC, que nasceu a Constroleo. Somos uma empresa dedicada à coletar OLUC de forma ambientalmente adequada, bem como rerrefinar o resíduo, possibilitando a renovação do material sem grandes impactos ambientais.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!