Benefícios do rerrefino de OLUC: saiba quais as vantagens socioambientais e econômicas desta ação
O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) é um dos grandes poluentes modernos e o seu descarte incorreto traz incalculáveis prejuízos ao meio ambiente e à sociedade, motivo pelo qual esse resíduo deve ser coletado e tratado de forma ambientalmente adequada.
O processo de rerrefino é responsável por purificar e transformar o OLUC em óleo base novamente, sendo ideal para manter o bom funcionamento da cadeia de logística reversa, sendo reconhecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) como o método mais seguro para a recuperação do OLUC do ponto de vista ambiental.
Estima-se que o OLUC tenha em sua composição entre 80 e 85% de óleo base, ou seja, um alto percentual de matéria-prima que pode ser reutilizada na cadeira de produção de óleos lubrificantes.
Deste modo, estabelecer medidas de logística reversa para garantir o descarte e tratamento correto deste resíduo é fundamental para a sua reutilização e, consequentemente, reduzir a dependência da extração do óleo lubrificante diretamente do petróleo (primeiro refino), que possui altíssimo custo de produção e é um recurso natural não renovável.
Deste modo, o rerrefino contribui tanto para a manutenção do meio ambiente como também na redução da dependência de uso de um recurso natural finito.
Contemporaneamente, um dos tópicos mais discutidos nas pautas ambientais é o modelo de consumo tradicional e seu prejuízo ao meio ambiente, devido a alta retirada de insumos da natureza e o descarte excessivo de lixo gerado pela indústria.
Deste modo, o rerrefino é uma excelente alternativa ao problema, pois além dos benefícios ambientais decorrentes do descarte correto e reciclagem do material, o rerrefino permite ainda gerar empregos através do processo de logística reserva e tratamento do produto, evitando altos gastos envolvidos no processo de extração do material puro.
Para um futuro com mais qualidade de vida, um compromisso deve ser firmado por toda a sociedade, visando promover práticas mais.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!