armazenar oleo

Saiba quais são os principais cuidados que devemos ter com o armazenamento do Óleo lubrificante usado ou contaminado

28 de agosto de 2023

O óleo lubrificante usado, conhecido popularmente  como ‘óleo queimado’, é uma substância muito usada em automóveis, máquinas tratorizadas e na indústria. Ele possui função importante na lubrificação de motores, por isso, precisa ser trocado com certa frequência para garantir o bom funcionamento do equipamento ou veículo.

Após seu uso, porém, o óleo lubrificante se torna extremamente tóxico para o meio ambiente, podendo causar contaminação do solo e da água se acondicionado ou descartado incorretamente. Isso gera impacto não só para a natureza, como também para a saúde pública. 

Veja algumas orientações que a Constroleo preparou para o  armazenamento adequado dessa substância:

Ao fazer a troca do óleo, alguns materiais  acabam sendo contaminados com o produto, como estopas, panos, embalagens etc. Dada a sua contaminação, é necessário que esses materiais também sejam acondicionados e tratados corretamente, para que não representem riscos ao meio ambiente. Assim, é necessário  separá-los e acondicioná-los em embalagens resistentes e adequadamente vedadas, para, posteriormente, enviá-los a aterros destinados a resíduos perigosos.

Outro ponto de atenção é na realização da limpeza dos locais de trocas ou armazenamento de óleo lubrificante. Isso porque, a limpeza do óleo derramado com a adição de água e produtos especiais,   resulta em um resíduo contaminado, o qual necessita de tratamento adequado para haver o máximo de recuperação possível do líquido. Caso não haja a possibilidade de tratamento no local, o material deverá ser armazenado em recipientes apropriados para serem destinados aos processos de recuperação.

De acordo com a resolução CONAMA N°362: “Todo óleo lubrificante usado ou contaminado deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos, na forma prevista na Resolução”. Por isso é importante realizar a coleta do óleo usado por uma empresa credenciada e especializada.

Nós da Constroleo compramos o seu óleo queimado e retiramos a substância diretamente no seu endereço. Além disso, realizamos o processo de rerrefino da substância para ser utilizada novamente pelo mercado. Faça a sua parte! Entre em contato conosco clicando aqui.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Logo Mustache